quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

POLARIS - ESTRELA POLAR

Pense em uma longa viagem, em que você saia do Rio de Janeiro (hemisfério sul) e vá até o México (hemisfério norte), e digamos que você faça isso se guiando pelo Cruzeiro do Sul, perceberá que a cada noite, ao observa-lo no mesmo horário, o Cruzeiro do Sul vai estar mais baixo, e quanto mais você segue para o norte, mais ele se aproxima do horizonte.

Continuando a viagem, você finalmente chega no México, localizado um pouco ao norte da linha do equador, em determinados horários será possível ver o Cruzeiro do Sul bem ao sul no horizonte e bem ao norte você verá uma estrela, brilhando no horizonte. Essa estrela é a Polaris (Estrela Polar ou Estrela do Norte), que se encontra alinhada (ao norte) com o eixo da Terra, assim basta encontra-la que ela apontará o norte.


Sua visão olhando para o Sul


Sua visão olhando para o Norte

Agora que você chegou no México, você fica indignado com tal estrela, então resolve, segui-la. Você passar pelos Estados Unidos, a estrela fica mais alta. Chega no Canadá, e ela está mais alta. E quanto mais ao norte você vai, Polaris fica cada vez mais alta no céu...

Até que você, incansavelmente, chega ao Polo Norte da Terra, você manda aquele alô pro Papai Noel, olha pra cima e então percebe Polaris está bem acima de você! E agora? Para onde ir? Para onde fica o norte? Então, Papai Noel apoia o braço em seu ombro e diz: - Amigo, você está no Norte!
 
Sua visão no norte ao olha para cima


Visão que a Polaris tem da Terra


Se um dia tiver a oportunidade de visitar algum país no hemisfério norte, tente localizar a Polaris! Para isso não tem segredo, você precisa reconhecer a constelação Ursa Menor, você pode usar aplicativos como Stellatium e procura-la no céu, com a prática tudo fica mais fácil. Boa sorte!



Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial