quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

LOCALIZANDO O NORTE PELO SOL E PELAS ESTRELAS

Saber a direção em que está indo sempre foi uma necessidade humana desde a pré-história e no decorrer do tempo até os dias de hoje. Quando pequenos grupos de caçadores-coletores que viviam como nômades precisavam deixar seu abrigo, era necessário saber em que direção seguir para que não voltassem para áreas de onde vieram. Com o avanço da agricultura (o que também foi possível através da observação das estrelas, que podem ser relacionadas com as estações do ano e os melhores períodos para plantio), o ser humano passou produzir mais alimento do que precisava, aumentando seus grupos e se fixando em pequenas cidades. Ainda assim, comerciantes viajavam até outros grupos para trocar mercadorias e retornar para casa.

Atualmente temos um GPS em nossas mãos e aplicativos que nos guiam até um destino. Mas antes dos smartphones e até mesmo da invenção da bússola, essas pessoas se direcionavam através do sol ou das estrelas, ainda mais em locais com poucos pontos de referencias como no mar, planícies ou desertos.


Localizando o Norte pelo Sol: 

Como você já deve ter notado em sua casa, o sol sempre nasce mais ou menos na mesma direção, ao LESTE. Atravessando o céu durante o dia o sol se põem à OESTE. Sabendo disso, você já está pronto para se localizar durante o dia, basta apontar sua mão direita para onde o sou nasce (ou a mão esquerda para onde ele se põem), assim você terá sempre o norte à sua frente, o leste à direita, o oeste à esquerda e o sul atrás.

Exemplo ao nascer do sol


Localizando o Sul pelas Estrelas:

Durante a noite é necessário saber reconhecer a constelação Cruzeiro do Sul, o que nem sempre é fácil por causa da poluição luminosa das cidades ou por conta de nuvens. Ainda assim, se estivermos em um local livre dessas interferências, como podemos identificar tal constelação no meio da imensa quantidade de estrelas no céu? Primeiramente, o Cruzeiro do Sul só é visível no hemisfério sul da Terra (abaixo da linha do equador) enquanto no hemisfério norte é utilizado a Estrela Polar, no qual falarei em outro post.


Cruzeiro do sul em uma noite comum no Rio de Janeiro

Olhando o céu a noite é fácil encontrar quatro estrelas que formam uma cruz em vários pontos do céu, mas como saber qual é a cruz certa? Apesar da cruz ser formado por quatro estrelas essa constelação tem uma quinta estrela no canto inferior direito da cruz, como mostra circulado na imagem acima. Use essa estrela para confirmar que a cruz que você está vendo é mesmo o Cruzeiro do Sul. Também é importante saber que as estrelas "se movem" pelo céu a noite (em volta do Polo Celeste Sul), assim como o sol durante o dia, por conta da rotação da terra, logo não espere encontrar o Cruzeiro sempre na mesma posição ou na mesma direção, isso varia ao longo da noite. Confira os vídeos:




Depois de identificar o Cruzeiro do Sul, com a mão aberta e os dedos juntos (🤚), feche um dos olhos e tente posicionar os quatro dedos na frente dos olhos de forma com que fiquem no meio da cruz, entre as duas estrelas mais distantes. Agora, tente estender essa distância por quatro palmos e meio na direção em que a cruz "aponta". Veja:



Dessa forma você encontra o Sul, vire de costas para ele e você terá o norte à sua frente, leste à direita e oeste à esquerda, não é muito preciso mas é o suficiente. Tente encontrar o norte e depois confira com o GPS do seu celular, usando o Google Maps, aliando a bússola para cima depois que ativa-la.

 



Localizar os pontos cardeais, saber em que direção se observa e como funciona os movimentos das estrelas, ou melhor, da Terra, é fundamental para quem gosta e quer conhecer melhor a astronomia e o nosso grandioso universo.









Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial